terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cultura do Remix

Contando com a alavanca da internet, o século XXI traz uma nova espécie de cultura, a do remix.
Que consiste basicamente num meio de criação livre, produzida de muitos para muitos e possível de transformação ou remix a qualquer momento.
Cada vez mais, estamos vendo paródias e versões/criações populares fazendo sucesso na internet e televisão. Mas o problema desse novo meio de produção é a propriedade intelectual.
Durante todo o século XX, a propriedade intelectual funcionou como um sistema propulsor para produção e circulação da cultura. Ela permitia a alguns, por exemplo, recuperar os capitais investidos em equipamentos, em redes de distribuição e em recursos de produção.
Mas o que acontece atualmente é que esses gastos diminuiram drasticamente, então faz sentido que a propriedade intelectual se mantenha dessa maneira?
Se nos basearmos no que vem acontecendo nos ultimos anos, a resposta dessa última pergunta é 'não'.
Com expansão a tecnologia digital, a pirataria e a produção 'caseira', os grandes produtores da cultura defendem a "cultura da autorização", onde é necessária a autorizção para usar qualquer propriedade intelectual e fazendo com que a cultura do remix permaneça às margens da cultura.
Porém, a cultura do remix vem ganhando muita força e está cada vez mais presente no cotidiano.
Pudemos observar bem esse fenômeno nesse ano, onde premniações como VMB e Multishow trouxeram prêmios para "web hits" e "web celebrities", que fazem parte dessa cultura do remix.
Um dos premiados foi o video JUSTIN BIBA que faz uma paródia com a música do cantor Justin Bieber, que vem sendo um sucesso atualmente, e ironicamente, também foi descoberto através da internet.


http://www.youtube.com/watch?v=YkK9lK6K6vs

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